terça-feira, 5 de março de 2013

A farsa sobre o texto do Nostradamus que fala da saida do Papa


Imagem que circula pelas redes sociais afirma que Nostradamus teria previsto a renúncia de Bento XVI e a queda do meteoro na Rússia. Mas será que isso é verdadeiro ou falso?
Poucas horas após a divulgação da notícia de um meteoro que havia explodido nos céus da Rússia - deixando mais de 1000 feridos, a imagem abaixo (uma colagem com a foto do Papa, do raio que caiu na basílica de São Pedro na semana passada, do meteoro que caiu na Rússia e de um homem ensanguentado) começou a se espalhar pelas redes sociais, sites e blogs.
De acordo com o texto que acompanha a imagem, Nostradamus teria previsto em uma de suas centúrias que “rochas e fogo” cairiam do céu quando o pontífice renunciasse ao seu cargo e que, ao mesmo tempo, os mortos sairiam do caixão para devorarem a carne de seus irmãos.
O texto, atribuído a Nostradamus, que circula junto com a imagem diz:
O Homem de Roma deixará seu posto
A fé humana se cobrirá com um véu
A morte, então, revelará seu rosto
Enviando rochas e fogo do céu
O Reino de Czar sentirá o primeiro corte
E no mundo todo impedirá a morte
O morto abandonará o caixão
Para devorar a carne do irmão
nostradamus_meteoro

Verdadeiro ou falso?

É falso! Não há nenhum texto semelhante a esse entre as centúrias de Nostradamus.
Michel de Nostredame ou Nostradamus foi um médico que viveu entre os anos de 1503 a 1566, na França. Segundo muitos acreditavam (e acreditam até hoje), Nostradamus possuía o dom de prever o futuro.
Michel de Nostredame escreveu um livro de 100 páginas as suas famosas Centúrias onde ele descrevia, em forma de quadras com versos, histórias que – anos depois – passaram a ser atribuídas a possíveis previsões feitas por ele.
Como Nostradamus escrevia de forma bastante subjetiva e com várias metáforas, muitos dos acontecimentos recentes (tragédias, em sua maioria) podem ser “encaixados” em seus textos, dando a impressão de que ele realmente teria previsto isso ou aquilo.

O hoax

Voltando ao texto que estão atribuindo ao “vidente”, podemos afirmar que trata-se de uma fraude. Mais um hoax! Só isso…
Em primeiro lugar, os versos de Nostradamus não são numerados da forma como foi colocada no texto. Suas Centúrias são numeradas com algarismos romanos e cada quadra está em numero indo-arábico.
Não existe uma terceira numeração nos textos de Nostradamus! Ou é “II, 13” (Centúria dois, quadra treze) ou é “II,20” (Centúria dois, quadra vinte).
Procurando nos textos do “vidente” encontramos as seguintes quadras:
Le corps sans ame plus n’estre en sacrifice,
Iour de la mort mis en natiuité:
L’esprit diuin fera l’ame felice,
Voiant le verbe en son eternité.
(O corpo sem alma já não é sacrificado
O dia da morte se transforma em dia do renascimento
O espírito divino faz a alma feliz quando se vê a palavra em sua eternidade.)

Freres & soeurs en diuers lieux captifs,
Se trouueront passer pres du monarque:
Les comtempler ses rameaux ententifs.
Desplaisant voir menton frôt, nez, les marques.
(Irmãos e irmãs cativos em lugares diversos
Achará eles passando perto do monarca:
Contemplando eles seus ramos atentos,
Desagradando para ver as marcas em queixo, frente e nariz.)

Uma busca pelos textos escritos por Nostradamus, não encontramos nenhuma referência a “mortos saindo do caixão” ou ao “Homem de Roma”. Caso você encontre, favor nos avisar aí nos comentários.

Conclusão

Texto falso! Não há nenhuma evidência de que Nostradamus tenha previsto a queda do meteoro ou da renúncia do Papa em suas Centúrias.

Bem, mesmo sendo mentira, bem que eu queria que essa parte dos mortos se levantando do caixao pra comer a carne do irmao, fosse verdade, seria muito loco, mas isso nao passa de mais uma farsa dos idiotas que gostao de assustar os troxas que acreditam neles...


So lembrando, Hoax para quem nao sabe é o nome dado a farsas recebidas por e-mail, chats de relacionamento e na internet, cujo conteudo, além das conhecidas "correntes", consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

Ainda assim, muitas pessoas acreditam em coisas impossíveis como alguns hoaxes que circulam pela internet. Existem hoaxes de que pessoas pobres farão uma cirurgia e que alguma empresa irá pagar uma determinada quantia em centavos para cada e-mail repassado.
Este tipo de mensagens tem por finalidade levar os menos informados a distribuir o e-mail pelo maior número de utilizadores, com a finalidade de entupir os servidores de e-mail. Podem ser mensagens ou posts para supostamente atestarem ou simplesmente polemizar sobre algo que sejam contra ou que tenham antipatia a alguma coisa ou a alguém.
Também este tipo de mensagens pode ser utilizado por alguém mal intencionado que, se aproveite dos endereços de e-mails assim obtidos por esta via, para construir uma base de dados, para posterior venda ou envio de SPAM. Hoaxes comuns são sobre o do fim do Orkut, o MSN Messenger tornar-se pago, como reativar uma cópia do Windows, fim da Internet, etc... Esses Hoaxes são criados basicamente para "chamarem atenção", e seu alvo são os usuários básicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário